Fluxo da Formação

O Projeto Formação Gesac tem como objetivo a promoção da inclusão digital por meio da formação presencial e à distância de monitores e multiplicadores das comunidades atendidas pelo Programa Gesac.

PÓLOS DE FORMAÇÃO

Professores-orientadores e alunos tutores
Os Pólos de Formação são constituídos por professores-orientadores e alunos-tutores de onze Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs) do país. Os professores-orientadores capacitarão os monitores em Tecnologias de Informação e Comunicação de forma presencial e à distância, assim como também formarão seus alunos tutores em Educação à Distância  para que estes prestem atendimento aos monitores dos Pontos.  O material didático que será utilizado pelos Pontos de Formação, produzido por  pesquisadores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará, abordará os seguintes conteúdos:

  • educomunicação;
  • educação e Cidadania;
  • EAD;
  • software, hardware e redes;
  • as temáticas serão abordadas visando a transversalidade da tecnologia com outras áreas: comunicação comunitária, conselho gestor, economia solidária, consciência ambiental, educação e cultura.

Núcleos de Formação nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia e respectivos estados atendidos:

IFPA  – PA, AP, TO
IFAM – RR, AM, AC
IFPE – BA, SE, AL, PE
IFMA – MA, PI
IFRN – RN, PB
IFCE –  CE
IFGO – GO, DF, MS, MT, RO
IFPR – RS, PR, SC
IFMG – MG
IFRJ – RJ, ES
IFSP – SP

Total de Professores Orientadores: 12
Número de Alunos Tutores: 75

PONTOS GESAC

Monitor
O Monitor  será selecionado pelas Instituições Responsáveis pelos Pontos e pelo Ministério das Comunicações. Ele participará da formação na modalidade semi-presencial fornecida pelos professores e alunos tutores.  Já com o conteúdo assimilado, ele transmitirá seu conhecimento à, no mínimo, três multiplicadores, no caso, pessoas da comunidade do Ponto Gesac em que atua.  A formação dos multiplicadores será pré-requisito para a sua certificação junto ao Instituto Federal responsável por sua região. O monitor contribuirá para a identificação e seleção dos multiplicadores e também para a qualificação do uso dos Pontos Gesac.  Ao todo, o projeto formará 738 monitores.

Multiplicador
Alvo final do Projeto, o multiplicador será escolhido dentro da comunidade frequentadora do Ponto Gesac. Após capacitado pelo monitor presencialmente em seu Ponto, o multiplicador terá a missão de propagar os conteúdos no segmento da comunidade onde atua.  Desta forma o programa chegará diretamente ao beneficiário final com maior capilaridade, excluindo a dependência da disponibilidade do monitor. A previsão é que a capacitação atinja 2.214 multiplicadores.

PROMOTOR DE INCLUSÃO DIGITAL (PID)

Cada estado terá, no mínimo, um Promotor de Inclusão Digital (PID) para identificar as demandas e oportunidades locais, qualificar o uso dos Pontos, fomentar o desenvolvimento de projetos comunitários, fortaleceras redes de conhecimento e facilitar a aproximação com as comunidades. O PID acompanhará todo o processo de formação do monitor  nas capacitações presenciais realizadas pelo projeto, assim como a assimilação do conteúdo pelos multiplicadores. Ao todo, trabalham no Projeto, 30 Promotores de Inclusão Digital.

Anúncios

4 Respostas

  1. gostaria de saber se os multiplicadores ,irão receber certificado ao terminar o curso. municipio de agua fria goias.

  2. Olá
    Sou de interior de Mg e ak não tivemos nenhum curso de capacitação, gostaria de saber como devemos proceder para conseguir estes cursos, pois nossos instrutores (monitores) estão pedindo para renovar informação sobre o projeto.
    Atenciosamente
    Coord do Telecentro Sacramento MG

  3. gostaria de informações sobre esse progama e cursos.
    sou diretora de uma escola municipal que foi privilegiada com um laborataorio de informatica e o programa GESAC.
    só que não temos formação do programa.
    reijane ramos

    • Olha rejane, voce tem que entrar em contato com o ministerio das comunicações pra mais informações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: